Ao fazer uma pesquisa pela internet, toda grávida logo descobre que massagear o bebê é uma excelente prática para ajudá-lo a dormir. Entretanto, os benefícios da massagem em recém-nascidos vão muito além do relaxamento.
Segundo o site Babyology, a prática é uma ótima maneira de passar o tempo com o filho. E não poderia ser mais conveniente, visto que tudo que você precisa é de um ambiente acolhedor, mãos amorosas e um óleo específico para a pele dos pequenos. Abaixo, confira oito benefícios que vão te estimular a adotar essa prática!
1) Ligação mais forte
Criar vínculo com o bebê requer estar focada no momento, se conectando com ele. A massagem é uma oportunidade para estreitar os laços e se comunicar de uma maneira não-verbal. Momentos como este ajudam as crianças ficarem mais seguras e, certamente, a ligação entre vocês sairá fortalecida.
2) Sono mais rápido
Seu bebê está irritado e com dificuldades para dormir? Uma boa massagem pode ajudar a contornar essa situação. Especialistas afirmam que o toque é capaz de acalmar as crianças e ajudá-las a se preparar para o sono.
3) Tchau, estresse
Massagear um bebê traz benefícios tanto para as crianças, como para os pais. Estudos indicam que a prática ajuda a liberar o hormônio oxitocina, o que pode fazer com que os adultos se sintam mais relaxados e, consequentemente, menos estressados.
4) Confiança lá no alto
Ser pai e mãe não é fácil, sobretudo, quando aquele bebê é o primeiro filho. São muitas as dúvidas que passam pela cabeça e, não raro, vemos pais duvidando de suas capacidades de criar um filho. Pois saiba que até nisso a massagem em bebês pode ajudar: ao acalmar o recém-nascido, os pais se sentem instantaneamente mais confiantes.
5) Consciência corporal
Um recém-nascido não conhece o próprio corpo como uma criança mais velha faz. Na verdade, ele nem sabe que existe de forma separada de sua mãe. Assim, a massagem é uma oportunidade para aumentar a consciência corporal do bebê, de ajudá-lo a entender quem ele é e as diferentes sensações que pode sentir.
6) Efeitos físicos
Além dos efeitos emocionais, a massagem também traz benefícios físicos para as crianças. Massagear suavemente a barriga, por exemplo, pode ajudar os bebês quando estão com intestino preso e acalmar durante as cólicas.
7) Rotina
Uma vez que você se sinta confortável em massagear o bebê, a prática pode facilmente se tornar um ritual diário. Depois do banho noturno, por exemplo, ela já seria um indício de que está se aproximando a hora de dormir.
8) Ótimo momento para o papai
Nos primeiros meses, alguns pais, podem sentir dificuldades em criar uma ligação com o bebê pelo fato de não poderem amamentar. Portanto, a hora da massagem é uma ótima oportunidade para os homens estreitarem os laços com os filhos.
Comentários