Troca demorada de olhar entre pais e bebês são naturais e alegres. No entanto, cada bebê, pai e mãe têm suas próprias características, necessidades e tendências e é preciso tempo para encontrar o equilíbrio certo para todos os envolvidos.
Aqui estão algumas dicas sobre como ajustar e mediar o mundo para o seu bebê, levando em consideração suas peculiaridades, tendências e necessidades:
Não espere um olhar longo e focado.
Você não pode forçar um bebê a fazer contato visual especialmente quando ele está com fome, cansado ou incomodado. Existem formas maravilhosas para encorajar gentilmente o olho no olho quando o bebê está contente e alerta.
Nos primeiros meses de vida, segurar o bebê cerca de 20-30 centímetros de distância da face do adulto facilita o olhar e o foco.
Quando o bebê estiver olhando diretamente para o pai, mãe ou cuidador, é uma oportunidade de interagir, sorrir, cantar, falar e gesticular no campo de visão da criança, mesmo ue pareça estranho no início. Estas interações significativas são registradas na mente do bebê e afetam seu desenvolvimento.
Geralmente é melhor esperar até que o bebê olhe para o pai, mãe ou cuidador para, em seguida, estabelecer a comunicação. Quando ele olhar, não tente desviar o olhar antes que ele o faça.
A troca demorada de olhares é especialmente benéfica para estabelecer laços afetivos quando acompanhado de toque e / ou voz.
Quando o bebê olha para os pais ou para um objeto, apontando e nomeando, o desenvolvimento da linguagem flui com maior facilidade.
Comments