A mulher que se mantém em forma através de exercícios físicos regulares está menos propícia a problemas na gravidez, na hora do parto e após ele. O fato é que a condição física ajuda muito na rotina da mãe e nunca é tarde para começar a se exercitar. Comece praticando exercícios leves diariamente, nem que seja por apenas 10 minutos. Aumente gradualmente a duração e, em seguida, a intensidade dos movimentos. Assim, você evita lesões e dores futuras.
Mas, se você já está acostumada a fazer exercícios físicos com frequência, continue na gestação mas de forma moderada e sem picos de isometria ou apnéia (sem prender a respiração). Tanto os exercícios de alongamento como os aeróbicos devem ser feitos com cautela, principalmente nos últimos meses da gravidez, pois os ligamentos e tendões que dão apoio às articulações e à coluna ficam mais frágeis.
Conselho:
Você pode sentir muito calor ao fazer os exercícios, porque a gestação aumenta o volume de sangue e provoca dilatação dos vasos sanguíneos que irrigam a pele. Para evitar a desidratação, beba muita água e use roupas leves. Vá devagar e respeite seu limite.
Mari Marengo - criadora do método Mãmis Fit - personal trainer
@mamis_fit
@marimarengopersonal
www.mamisfit.wix.com/mamisfit
Comments