As demandas da maternidade, principalmente após o nascimento do bebê, podem levá-la a negligenciar pessoas importantes na sua vida
Ser mãe é um objetivo, um sonho, um projeto de vida para muitas mulheres. Entretanto, não é porque você atingiu essa meta com pleno sucesso e o bebê fofo e saudável em seus braços é a prova viva disso! que precisa colocar seus relacionamentos interpessoais em segundo plano.
A maternidade "suga" as energias. Cuidar de um recém-nascido, ainda mais no caso de mulheres inexperientes, requer tempo, esforço, noites mal dormidas e dedicação em tempo integral. No entanto, tente não se descuidar das suas outras relações, porque elas vão te fazer muito bem e podem ser o apoio que tanto está precisando: com o parceiro, com seus pais, suas amigas, seus filhos mais velhos. O que você pode fazer
Valorize o tempo que passam juntos, mesmo que seja escasso, e procure conversar com eles sobre outros assuntos além do recém-nascido. Interesse-se por suas questões, seu dia a dia, seus desejos e necessidades, ainda que não possa ajudá-los ou atendê-los da maneira que esperam, pelo menos nessa fase mais delicada. Ser empática e ouvir ajuda bastante, assim como incluí-los em algumas tarefas rotineiras.
E, principalmente, não negligencie a si mesma. Por mais exausta que esteja, invista em si mesma, na sua autoestima e no seu bem-estar. Tente dormir para descansar, tomar um banho demorado deixando o bebê aos cuidados de outra pessoa, assistir a um filme de que goste, ler um livro (mesmo que uma página por dia!), usar um sabonete diferente e perfumado no banho, vestir uma roupa confortável, mas bonita. Ao se tratar com carinho, você fica bem para lidar melhor com os demais.
E, muito importante: não se cobre ou se culpe se não conseguir. Se agora parece impossível dar atenção a qualquer outra coisa que não sejam as demandas do bebê, vá introduzindo esses cuidados com você e seus relacionamentos aos poucos. Lembre-se: só vai te fazer bem!
Comments