Muito se fala sobre o sono dos nossos bebês. Qual a quantidade de tempo ideal, como fazê-los dormir melhor, rotinas do sono e muitas outras dúvidas acompanham os pais e cuidadores dos pequenos durante muito tempo.
Mas hoje iremos falar do sono deles sobre outro aspecto. Falaremos sobre a segurança do sono dos bebês.
A Síndrome da Morte Súbita é um acontecimento que, apesar de todos os avanços da Medicina, ainda gera dúvidas e angústias. Muitos estudos já foram realizados, mas ainda não temos uma explicação clara do que leva bebês saudáveis a morrerem, na maioria das vezes, durante o sono. Entretanto, apesar de todas as incertezas, algumas recomendações dos especialistas podem nos ajudar a reduzir este risco.
Os cuidados começam ainda durante a gestação, realizando-se um pré natal adequado e evitando-se o tabagismo e o uso de álcool e drogas ilícitas antes e após o nascimento do bebê.
Os benefícios da amamentação são muitos e conhecidos por todos, e tratando-se de segurança de sono, o seio materno segue sendo um grande aliado. Hoje sabemos, também, que o uso de chupetas durante o sono ajuda a proteger os bebês de possíveis riscos.
É recomendado que o bebê durma no quarto dos pais durante os primeiros meses de vida, mas sabemos que o uso de cama compartilhada aumenta os riscos para este bebê.
Ele deverá ser colocado para dormir sempre de barriga para cima (decúbito dorsal), com a cabeça descoberta e os pés encostados na borda do berço, evitando-se que ele escorregue para baixo das cobertas. Deve-se usar um colchão firme, sem protetores de berço, travesseiros, bichos de pelúcia e cobertores soltos. Devemos ter cuidado também com a temperatura corporal, evitando-se tanto a hipotermia quanto a hipertermia.
Enfim, tratando-se de segurança dos nossos pequenos, todo cuidado parece pouco, mas espero ter ajudado a deixar as noites de toda a família um pouco mais tranquilas.
Dra Milena P. Abegg
Pediatra Neonatologista.
Consultório na Av Dom Pedro II, 1240/209. Fone: 32732272. Consultas de pediatria geral e seguimento ambulatorial de prematuros.
Comments