Embora as crianças pequenas estejam sempre correndo por todo lado, logo desenvolvem o hábito de se esparramar em frente da televisão ou do computador assim que podem. É provavel que o estilo de vida sedentário dessas crianças faça com que, na idade adulta, adquiram um condicionamento físico ruim, prejudicando a saúde.
Todos precisam ter uma vida ativa desde pequenos, pois reduz o risco de doenças cardíacas e um mau funcionamento do organismo como um todo, evitando principalmente a obesidade infantil. As atividades físicas também trazem muitos outros benefícios para a criança: proporcionam músculos fortes, importantes para a boa postura e estabilidade das articulações, melhoram o equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade, diminuindo a probabilidade de fraturas, pois os exercícios aumentam a densidade óssea.
Além desses evidentes benefícios, o movimento favorece a interação, cooperação e a autoestima.
Vale lembrar também que a falta de execícios aumenta o risco da criança ter hipertensão e colesterol alto, problemas que podem aparecer logo no início da adolescência. Isso pode ser evitado logo nos primeiros anos de vida.
É essencial que as próprias crianças e os pais compreendam a importância da prática regular de atividade física. Se a criança descobrir o prazer em praticar execícios, é bem provável que mantenha esse hábito saudável para o resto da vida.
Mari Marengo
Criadora do método Mãmis Fit - personal trainer
@mamis_fit
@marimarengopersonal
www.mamisfit.wix.com/mamisfit
Comments